Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Saúde Semanal

Saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doença. E, como técnica auxiliar de saúde, aqui estou para ajudar.

Saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doença. E, como técnica auxiliar de saúde, aqui estou para ajudar.

Saúde Semanal

05
Abr09

Fitoterapia: 12 meses 12 plantas

Flor

Todos os dias são bons dias para desfrutar do melhor da Natureza.

Se pretende beneficiar das virtudes das plantas, siga alguns dos meus conselhos e opte pela fitoterapia ao longo do ano.

A minha sugestão é que em cada mês do ano conheça uma planta e faça um bom uso das suas propriedades.

No final verá que só tem a ganhar mais saúde e mais bem-estar.

 

Janeiro

Fora com as toxinas. Depure o organismo com a alcachofra + carvão vegetal

Depois dos excessos do Natal, eis que chega a hora de fazer uma cura depurativa.

É imprescindível, antes de iniciarqualquer dieta para perda de peso, depurar o organismo e eliminar detritos e toxinas acumulados.

A ALCACHOFRA, pelas suas virtudes depurativas e digestivas, é conhecida como a planta ideal para ajudar a expulsar o que esta a mais e assim preparar o corpo para uma verdadeira dieta de emagrecimento. O CARVÃO VEGETAL, por outro lado, ajuda a eliminar o excesso de gases, fruto das fermentações intestinais.

 

Alcachofra no branco

Alcachofra

 

Fevereiro

A tensão está ao rubro? Abrande o ritmo com oliveira + alho

A dieta mediterrânea é fundamental saúde do coração. Dois alimentos chave desta dieta são o alho e o azeite.

O ALHO, conhecido desde a antiguidade pelas suas propriedades medicinais, é um grande aliado da saúde cardiovascular. A sua actividade hipolipemiante ajuda a prevenir a arteriosclerose e os acidentes cardiovasculares. Estas propriedades aliadas à OLIVEIRA, uma das plantas mas características da nossa geografia com acção hipotensora, antiarrítmica e espasmolítica, vão ajudá-lo a manter a sua tensão dentro de valores saudáveis e equilibrados.

 

Oliveira

 

Março

Nesta Primavera durma descansado com Passiflora

São cada vez mais frequentes os problemas de sono. Ao impedirem-nos de ter um somo tranquilo, acabam por causar estragos no nosso dia-a-dia, diminuindo a qualidade de vida.

Existe uma grande variedade de plantas medicinais que nos podem ajudar a ter um sono mais tranquilo e reparador. Uma destas plantas é a PASSIFLORA.

A sua acção de efeito prolongado, não só impede que despertemos de madrugada como nos ajuda a enfrentar o dia com menos ansiedade.

 

Passiflora

 

Abril

Problemas no feminino? Conheça o óleo de onagra + isoflavonas de soja

Alguns dos transtornos associados `menopausa tornam-se mais incomodativos com a chegada do calor. Os afrontamentos ficam mais intensos e o desconforto é maior. As ISOFLAVONAS DE SOJA são uma óptima ajuda. Estas substâncias, designadas por fitoestrogénios, vão repor alguma actividade estrogénica aliviando o desconforto associado à sua falta.

Além da menopausa, outro dos problemas frequentes na mulher é o síndrome pré-menstrual (SPM). O ÓLEO DE ONAGRA, tomado na segundo metade do ciclo menstrual, vai ajudar a aliviar a tensão mamária, irritabilidade, inchaço abdominal, etc.

 

Onagra

 

Maio

Quando o calor aperta, ponha as pernas a circular com videira

O calor não é o melhor aliado das suas pernas. Agrava inúmeros problemas circulatórios provocando cansaço, inchaço e dor. Estes são sinais e sintomas de uma má circulação.

Para fazer frente a estes problemas use VIDEIRA. Esta planta tem a capacidade de melhorar a circulação do sangue nas pernas, aliviando sensações de mau estar e prevenindo o seu agravamento. Um verdadeiro efeito tonificante!

 

Videira

 

Junho

O último empurrão antes das férias com guaraná

Sem dúvida que antes da chegada das férias, as baterias começam a dar sinal de falta de energia. O GUARANÁ, uma planta utilizada há muitos anos pelos índios Guarani do Uruguai e Paraguai pelas suas propriedades estimulantes, vai ajudar a aguentar o ritmo das férias. A sua riqueza em cafeína, atribui-lhe propriedades estimulantes únicas capazes de ajudar contra a fadiga física e intelectual. Além disso, constitui também uma óptima arma para ajudar a perder aqueles quilinhos que há tanto a preocupavam.

 

Guaraná

 

Julho

Adore o sol com cenoura

Se vai a banhos, o ideal é ter a sua pele protegida. Faça-o com CENOURA. esta planta ajuda a que o seu bronzeado seja ainda mais intenso e que a sua pele esteja de facto protegida.

Com elevado poder antioxidante, o betacaroteno existente na CENOURA promove a intensificação do bronze e permite lutar contra os efeitos nefastas dos Raios UV (ultravioleta) que danificam e envelhecem a pele.

 

Cenouras

 

Agosto

Acabe com os ardores urinários com uva ursina

Durante a época balnear é frequente aparecerem as infecções urinárias ou cistites. Os fatos de banho molhados, a desidratação e o calor são factores desencadeantes deste tipo de problemas.

Evite recorrer aos antibióticos. Estes medicamentos não são inocentes e devem ser reservados apenas para os casos mais graves, ou seja, quando existe febre.

Use antes a fitoterapia e tome UVA URSINA. Esta planta, possui uma forte acção anti-séptica e anti-inflamatória. Deste modo combate as bactérias nefastas e põe um fim a este problema tão incomodativo.

 

Uva ursina

 

Setembro

De volta à rotina em plena forma com ginseng

Depois do merecido descanso das férias, está na hora de voltar ao trabalho. Não desanime!

Para fazer frente a mais uma jornada, procure um aliado: o GINSENG. Esta planta, uma das mais utilizadas desde a antiguidade pelas suas propriedades tónicas e energéticas, tem a capacidade de aumentar a sua resistência ao cansaço e proporcionar-lhe a vitalidade que necessita para enfrentar o seu dia-a-dia.

 

Ginseng

 

Outubro

Uma cura antioxidante com chá verde

A acção nefasta dos radicais livres é um dos pontos-chave do envelhecimento precoce. Por esta razão, é cada vez mais importante consumir produtos ricos em antioxidantes.

O CHÁ VERDE é uma das fontes naturais mais ricas em antioxidantes. Os polifenóis, presentes nesta planta, são responsáveis pela captação dos radicais livres. Graças às suas propriedades diuréticas e termogénicas, o CHÁ VERDE é também utilizado com êxito nas dietas para perda de peso.

 

Chá verde

 

Novembro

Com a chegada do frio, prepare as suas defesas com equinácea

Sem dúvida que um dos maiores problemas do Inverno são as gripes e as constipações.

Por isso, é muito importante prevenir os problemas respiratórios de toda a família. Faça-o de uma forma natural com EQUINÁCEA.

Esta planta tem a capacidade de aumentar as defesas do organismo, um ponto-chave para a prevenção e tratamento da gripe, garganta irritada e outros processos infecciosos do aparelho respiratório.

Tome EQUINÁCEA durante 2 semanas e fique protegido no Inverno.

 

Equinácea

 

Dezembro

Um ás na manga contra gripe e constipações

Durante os processos gripais é desaconselhado a toma de antibióticos uma vez que estes não têm qualquer acção sobre os vírus que a causam, sendo que por vezes acabam por diminuir ainda mais as nossas defesas naturais.

Por isto, a possibilidade de prevenir e tratar os sintomas gripais com plantas, é de facto a opção certa a tomar.

Se à interessante actividade que exerce a EQUINÁCEA, adicionamos o PRÓPOLIS, que protege e ajuda o organismo a lutar contra as infecções, o resultado é uma verdadeira bomba contra vírus e bactérias.

 

Própolis

Mais sobre mim

foto do autor

Sigam-me

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2017
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2016
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2015
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2014
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2013
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2012
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2011
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2010
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2009
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D