As suas gengivas respiram saúde?
Os problemas das gengivas
A gengiva é um dos tecidos de suporte dos dentes juntamente com o ligamento periodontal, o osso alveolar e o cemento. Ao conjunto chama-se periodonto.
Gengivite
Inflamação das gengivas caracterizada por inchaço, vermelhidão, mau hálito ou por vezes sangramento.
Periodontite
Periodontite (vulgarmente conhecida por piorreia): inflamação mais profunda que atinge a estrutura de suporte podendo resultar na perda de dentes. A placa bacteriana, pus e tártaro acumulam-se entre o dente e a parte interior da gengiva, o que dá início ao processo de destruição da estrutura de suporte do dente. Dá-se assim, a retracção gengival e o consequente risco de perda do dente.
Tártaro
Se a placa bacteriana não for removida regular e eficazmente, poderá endurecer e formar o tártaro. Uma vez formado, o tártaro só poderá ser removido pelo dentista.
Cárie dentária
As bactérias presentes na placa bacteriana produzem ácidos, a partir da nossa alimentação, que podem atacar o esmalte dos dentes. Apesar de o esmalte ser a substância mais dura do nosso organismo, ele é dissolvido por esses ácidos. As lesões provocadas (cáries), se não forem tratadas, vão aumentando de tamanho, podendo levar à perda do dente.
Mau hálito
Apesar de poder apresentar outras causas, o mau hálito é frequentemente provocado pela acumulação de placa bacteriana e/ou presença de doenças na boca.
A remoção da placa bacteriana é fundamental para ter um hálito fresco, assim como para a manutenção de uma boa saúde na boca.
A principal causa é a placa bacteriana. A placa bacteriana é uma fina película incolor constituída por bactérias, saliva e restos de alimentos que aderem à superfície dos dentes, que se não eliminada mineraliza-se e forma o tártaro. A placa bacteriana liberta substâncias nocivas que irão agredir tanto o esmalte dos dentes, provocando as cáries, como as estruturas de suporte, provocando as gengivites. Um gengivite não tratada pode originar uma periodontite (piorreia) e consequentemente risco de perda de dentes.
Como prevenir estes problemas?
A prevenção pode-se fazer através do controlo eficiente da formação da placa bacteriana. A escovagem diária, associada ao uso do fio dentário e elixir são as medidas fundamentais para a prevenção da placa bacteriana.
Faça o seu diagnóstico
Sente dor nas gengivas?
Sangra frequentemente durante as escovagens?
Nota as gengivas inchadas ou com alteração na coloração?
Sente incómodo quando em contacto com calor, frio ou alimentos/bebidas ácidos?
Suspeita que possa ter mau hálito?
Se a resposta a alguma destas perguntas for afirmativa, pode ter um problema gengival.
Qual é a principal causa dos problemas gengivais?