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Saúde Semanal

Saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doença. E, como técnica auxiliar de saúde, aqui estou para ajudar.

Saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doença. E, como técnica auxiliar de saúde, aqui estou para ajudar.

Saúde Semanal

14
Mar09

Bem-estar no feminino

Flor

A menopausa é uma etapa natural na vida da mulher que pode e deve ser vivida com tranquilidade, todo o bem-estar e qualidade de vida.

 
Quando os ovários param
A menopausa é o momento preciso em que deixa de menstruar. Os ovários pararam de produzir hormonas, o que leva a um novo equilíbrio hormonal que se reflecte em todo o organismo, com sintomas físicos e psíquicos associados.
Não são iguais para todas as mulheres, nem na intensidade do desconforto que causam, nem na duração: podem ter início 2 a 10 anos da última menstruação e durar até vários meses ou anos após. Em algumas mulheres podem mesmo nunca desaparecer.
 
Para a saúde de todas
Praticar uma alimentação equilibrada reforçada com leite e derivados magros, cereais integrais, frutas, legumes e leguminosas, exercício físico e não fumar são medidas a adoptar. É ainda importante fazer check-ups regulares para despiste de situações como diabetes, hipertensão, alterações na tiróide, controlo de colesterol e triglicéridos, vigilância ginecológica e mamária.
E acima de tudo mantenha-se mentalmente activa!
 
Reduzir o desconforto
Os sintomas da menopausa podem ser atenuados para um dia-a-dia com mais bem-estar:
·        Irregularidades no ciclo menstrual — registe as datas, ajuda-a a perceber em que fase se encontra.
·        Afrontamentos e suores — diminua a ingestão de café, álcool e comida condimentada, use roupa leve e fresca (preferência de algodão). Beba muita água.
·        Mudanças de humor, depressão e ansiedade — a prática de pelo menos 30 minutos de exercício físico, ajuda ao seu bem-estar e a controlar o peso. Conheças as técnicas de relaxamento.
·        Perturbações do sono — procure repousar, faça sonos regulares, deite-se e levante-se todos os dias à mesma hora, e relaxe (por exemplo, com a ajuda de um banho morno antes de deitar).
·        Secura vaginal — prefira produtos de higiene feminina adequados a esta fase e use lubrificantes quando necessário.
·        Incontinência urinária — exercite os músculos vaginais, contraindo-os e relaxando-os. Existem produtos indicados para um maior conforto em caso de perda de urina.
 
Previna outros riscos
·        Risco cardiovascular — devido a alterações do colesterol, aumento de peso e perímetro abdominal e outras situações mais frequentes com a idade (hipertensão e diabetes).
·        Osteoporose — a perda de massa óssea resulta no enfraquecimento dos ossos, com maior risco de fractura.

 

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