Saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doença. E para sua saúde, aqui estou para ajudar. Todas as semanas, novos posts são publicados e se algum lhe interessar, contacte para mais informações.

30
Mar 09

Os problemas das gengivas

A gengiva é um dos tecidos de suporte dos dentes juntamente com o ligamento periodontal, o osso alveolar e o cemento. Ao conjunto chama-se periodonto.

Gengivite

Inflamação das gengivas caracterizada por inchaço, vermelhidão, mau hálito ou por vezes sangramento.

 

[gengivite.jpg]

 

Periodontite

Periodontite (vulgarmente conhecida por piorreia): inflamação mais profunda que atinge a estrutura de suporte podendo resultar na perda de dentes. A placa bacteriana, pus e tártaro acumulam-se entre o dente e a parte interior da gengiva, o que dá início ao processo de destruição da estrutura de suporte do dente. Dá-se assim, a retracção gengival e o consequente risco de perda do dente.

 

[periodontite.jpg]

 

Tártaro

Se a placa bacteriana não for removida regular e eficazmente, poderá endurecer e formar o tártaro. Uma vez formado, o tártaro só poderá ser removido pelo dentista.

 

[tartaro.jpg]

 

Cárie dentária

As bactérias presentes na placa bacteriana produzem ácidos, a partir da nossa alimentação, que podem atacar o esmalte dos dentes. Apesar de o esmalte ser a substância mais dura do nosso organismo, ele é dissolvido por esses ácidos. As lesões provocadas (cáries), se não forem tratadas, vão aumentando de tamanho, podendo levar à perda do dente.

 

[carie+dentaria.png]

 

Mau hálito

Apesar de poder apresentar outras causas, o mau hálito é frequentemente provocado pela acumulação de placa bacteriana e/ou presença de doenças na boca.
A remoção da placa bacteriana é fundamental para ter um hálito fresco, assim como para a manutenção de uma boa saúde na boca.

 

[mau_halito.jpg]

 

 

 

A principal causa é a placa bacteriana. A placa bacteriana é uma fina película incolor constituída por bactérias, saliva e restos de alimentos que aderem à superfície dos dentes, que se não eliminada mineraliza-se e forma o tártaro. A placa bacteriana liberta substâncias nocivas que irão agredir tanto o esmalte dos dentes, provocando as cáries, como as estruturas de suporte, provocando as gengivites. Um gengivite não tratada pode originar uma periodontite (piorreia) e consequentemente risco de perda de dentes.

 

 

Como prevenir estes problemas?

A prevenção pode-se fazer através do controlo eficiente da formação da placa bacteriana. A escovagem diária, associada ao uso do fio dentário e elixir são as medidas fundamentais para a prevenção da placa bacteriana.

 

 

 

Faça o seu diagnóstico

 

Sente dor nas gengivas?

Sangra frequentemente durante as escovagens?

Nota as gengivas inchadas ou com alteração na coloração?

Sente incómodo quando em contacto com calor, frio ou alimentos/bebidas ácidos?

Suspeita que possa ter mau hálito?

 

 

Se a resposta a alguma destas perguntas for afirmativa, pode ter um problema gengival.

Qual é a principal causa dos problemas gengivais?


comentários:
vcs sao ridiculos
Anónimo a 14 de Junho de 2009 às 13:31

Ridículos? Quem e porquê? Que eu saiba aqui ninguém falta ao respeito a ninguém e se você não respeita o meu trabalho, nem devia cá meter os pés e fazer comentários desses. Se quiser tirar alguma dúvida em relação ao tema de Saúde, estou disponível para o(a) esclarecer; se não, porquê que ainda se dá ao trabalho? Para mim, pessoas que não dão a cara são pessoas fracas e que não têm vida própria!
Flor a 14 de Junho de 2009 às 14:57

Março 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
12
13

15
17
19
20

23
25
27

31


arquivos
mais sobre mim
pesquisar
 
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

blogs SAPO