Saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doença. E para sua saúde, aqui estou para ajudar. Todas as semanas, novos posts são publicados e se algum lhe interessar, contacte para mais informações.

22
Mar 09

O regresso a casa com um bebé nos braços é um momento único, que deve ser repetido nos gestos do dia-a-dia, com os cuidados adequados ao bem-estar do bebé.

 

Uma pele especial
Ao bebé são sempre dedicados os melhores cuidados, essenciais ao seu bem-estar e saúde. E assim é também no que toca à higiene.
A pele do bebé é imatura, comum a camada protectora muito fina e frágil, logo insuficiente para proteger o bebé das agressões externas.
Por tudo isto a pele do bebé seca e greta com muita facilidade, sendo ainda propensa ao aparecimento de pequenas borbulhas e manchas avermelhadas. E com tantas fragilidades, necessita de cuidados para cumprir o seu papel de defesa.
Todos os produtos utilizados na higiene do bebé devem ser apropriados, de modo a prevenir alergias, sem álcool e sem sabão (neutros), sob pena de agredirem uma pele que é, afinal, delicada. As compressas devem ser de utilização única e o soro fisiológico em unidos e, de modo a prevenir eventuais contágios.
 
Cuidar e Proteger
BanhoOpte por uma solução de lavagem que se mistura na água, adequada tanto para o corpo, como para o cabelo. Uma vez preparada, a água do banho passa-se sobre a pele com a ajuda de uma esponja muito suave, de compressas, ou directamente com a mão.
CabeloA crosta láctea, deve ser amaciada com óleo (de amêndoas doces ou aveia) ou com produtos específicos. Uma vez seco o cabelo, penteia-se com uma escova macia, para não magoar o couro cabeludo.
Cordão umbilicalApós o banho, aplica-se álcool a 90º com uma compressa de gaze esterilizada.
Zona da fraldaLimpa-se a cada muda, com uma compressa com água morna ou com toalhetes apropriados, e aplica-se um creme protector para prevenir a “assadura do rabinho” (dermatite da fralda), mas apenas quando há assadura ou o bebé tiver feito cocó. Há fraldas próprias para recém-nascidos, com um recorte que não tapa o cordão umbilical.
CorpoDepois do banho, é importante hidratar a pele do bebé para ajudar a repor a camada protectora. Aplica-se por isso, em gestos suaves, um leite ou óleo corporal.
Perfumes e colónias — É preferível aplicar na roupa e não na pele do bebé.
 
Cuidados delicados
Olhos — Limpam-se com uma gaze estéril embebida em soro fisiológico (uma para cada olho), no sentido nariz-orelha, de modo a desentupir o canal lacrimal e prevenir conjuntivites;
Ouvidos — Para eliminar água que possa ter entrado durante o banho, limpa-se apenas a parte externa do pavilhão auditivo com uma compressa, nunca com cotonetes;
Nariz — Deve usar-se o soro fisiológico para limpar e hidratar a mucosa do nariz. Se houver secreções visíveis, podem remover-se com a ponta de um cotonete em movimentos circulares, lentos e suaves;
Unhas — Para evitar que o bebé se arranhe, devem ser cortadas com tesouras apropriadas de pontas arredondadas e limadas.
 
A primeira lista do bebé
PRODUTOS (Creme de lavagem para corpo e cabelo, Leite hidratante, Óleo corporal, Creme protector para o rabinho, Fraldas, Álcool a 90º, Soro fisiológico, Toalhitas).
ACESSÓRIOS (Termómetro para o banho, Termómetro para a febre, Cotonetes para bebé, Tesoura para unhas, Lima para unhas, Escova para cabelo, Compressas esterilizadas, Compressas não esterilizadas, Biberões e tetinas, Escovilhão, Chupeta).

Março 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
12
13

15
17
19
20

23
25
27

31


arquivos
mais sobre mim
pesquisar
 
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

blogs SAPO