Saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doença. E para sua saúde, aqui estou para ajudar. Todas as semanas, novos posts são publicados e se algum lhe interessar, contacte para mais informações.

21
Mar 09

Com a acne surgem pontos negros ou mesmo borbulhas que teimam em aparecer, muitas vezes, logo no rosto. Importa por isso tratar o quanto antes para não ficarem marcas e, sobretudo, para te sentires bem contigo próprio!

 
 
Poros entupidos
A acne está relacionada coma produção de gordura na pele. Típica da adolescência, há uma maior produção de hormonas, que estimulam a formação de gordura pelas glândulas sebáceas.
Essa gordura em excesso concentra-se nos poros entupindo-os. Formam-se então os pontos negros ou brancos. A acumulação de gordura acaba por atrair bactérias que a decompõem, irritando ainda mais a pele e provocando as borbulhas.
É no rosto que a acne se nota mais, mas há outras partes do corpo que podem ser afectadas: as costas e os ombros, o peito e até o pescoço. Nem sempre com a mesma gravidade, pois a acne pode oscilar entre ligeira e grave, consoante é mais superficial ou mais profunda.
Nas raparigas é provável que a acne se acentue por altura da menstruação: a culpa é uma vez mais das hormonas.
 
(Quase) só para adolescentes
Embora quase exclusiva da adolescência, a acne pode surgir nos adultos. É mais comum entre os rapazes: pois a sua pele produz mais gordura. E também, pode ser uma questão genética.
A acne trata-se e quanto mais cedo melhor!
 
Contra poros entupidos
A prevenção e o controlo da acne envolvem cuidados diários, de limpeza e hidratação da pele, e cuidados mais específicos, dirigidos à zona afectada:
1.     De manhã e à noite: Limpar e tonificar a pele com produtos para peles oleosas ou acneicas (gel, espuma, loção ou leite); Hidratar, regular a produção de gordura e acalmar a pele, também com produtos sem óleo.
2.     Na zona a tratar: Aplicar um produto com acção purificante, para reduzir a acção das bactérias (creme, loção, patch ou stick);Disfarçar as lesões (com um lápis ou stick corrector).
3.     Consultar um dermatologista pode ser útil, pois a tua pele pode necessitar de um tratamento mais específico, com a ajuda de medicamentos.
 
Proibido espremer!
A tentação é grande: mais uma borbulha só apetece espremer. Mas espremer não melhora a situação, pelo contrário: pode deixar uma marca no rosto. Há que dar tempo ao tempo: com os cuidados apropriados a acne acaba por desaparecer.
 
O sol engana!
O bronzeado disfarça temporariamente a acne, mas seca a pele, o que a faz produzir mais gordura. Deves usar um bom protector solar para peles acneicas.
 
publicado por Flor às 22:56

Março 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
12
13

15
17
19
20

23
25
27

31


arquivos
mais sobre mim
pesquisar
 
blogs SAPO