Saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doença. E para sua saúde, aqui estou para ajudar. Todas as semanas, novos posts são publicados e se algum lhe interessar, contacte para mais informações.

16
Mar 09

 

A Perturbação de Hiperactividade com
Défice de Atenção interfere, seriamente,
na vida das crianças e das suas famílias.
Mas é possível controlá-la: com apoio
e promovendo o diálogo entre pais e educadores.
 
 A Perturbação Deficitária da Atenção
 
Comportamentos extremos
Há crianças que parecem ter uma energia inesgotável. E outras que se distraem com facilidade. Mas há também crianças cujo nível de actividade e/ou desatenção é tão elevado que interfere com as actividades diárias: é assim a Perturbação de Hiperactividade com Défice de Atenção.
É quase sempre na idade pré-escolar que se manifesta, com os rapazes a apresentarem mais comportamentos hiperactivos e as raparigas a revelarem sobretudo défice de atenção.
Esta é uma desordem que afecta a aprendizagem e o desempenho escolar. Conhecer e saber lidar com ela é, pois, fundamental.

O desafio do diagnóstico
O diagnóstico desta perturbação é essencialmente clínico e complexo. Envolve observação comportamental de um conjunto de manifestações características, em pelo menos dois ambientes distintos — casa e escola — pelo que a criança deve ser correctamente avaliada por profissionais habilitados. Só porque é irrequieta ou desorganizada, não significa que seja hiperactiva. 

Em equipa
Lidar com esta perturbação exige um verdadeiro trabalho de equipa entre profissionais de saúde, pais e educadores. O tratamento envolve uma componente comportamental e outra medicamentosa. O uso correcto dos medicamentos é fundamental: visam, entre outros aspectos, melhorar a atenção e reduzir a impulsividade. Os resultados podem não ser visíveis de imediato, mas há que continuar a tomar.
 
A intervenção comportamental é igualmente importante:
·        Crie uma rotina diária, com instruções fáceis de compreender e cumprir.
·        Ajude a organizar objectos.
·        Desdobre as tarefas.
·        Limite as escolhas, reduz os estímulos e facilita a concentração.
·        Defina metas realistas.
·        Recompense os progressos.
·        Use a remoção de privilégios para punir os comportamentos negativos, em vez de ralhar ou bater.
·        Seja paciente.
·        Promova a auto-estima.
·        Manifeste carinho. 

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