Saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doença. E para sua saúde, aqui estou para ajudar. Todas as semanas, novos posts são publicados e se algum lhe interessar, contacte para mais informações.

07
Jun 09

O que é?

Doença metabólica que provoca um aumento de ácido úrico no organismo. Este acumula-se nas articulações dos pés e das pernas, formando pequenos cristais que produzem inflamação, acompanhada de dor aguda. A gota está frequentemente associada à diabetes, à obesidade e a doenças renais.
 
Causas
O excesso de ácido úrico pode resultar de uma eliminação insuficiente por parte dos rins, ou da produção excessiva por parte do organismo devido a uma ingestão exagerada de alimentos ricos em purinas (vísceras de animais, mariscos e alguns legumes), que são metabolizadas em forma de ácido úrico. As bebidas alcoólicas também podem produzir hiperuricemia.
 
Tratamento
A prescrição de fármacos que incrementam a eliminação renal de ácido úrico ou que bloqueiam a sua produção. Para aliviar as dores do ataque de gota utilizam-se anti-inflamatórios não esteróides.
 
Conselhos
·         Alimentos a evitar. A dieta antiácido úrico proíbe a ingestão de vísceras (miolos, rins, fígado e língua), carnes vermelhas e caça, alguns tipos de peixe (anchovas, sardinhas, salmão, truta…), marisco, derivados de porco, certas leguminosas (ervilhas, favas e lentilhas) e algumas verduras (aipo, espinafres, couve-flor, agriões, rabanete, cogumelos e salsa).
·         Aliados da gota. O stress, a cafeína e o álcool podem produzir ataques de gota. Em alguns casos, basta evitá-los para reduzir o ácido úrico, sem ter de recorrer a medicação.

 


publicado por Flor às 18:12
tags:

Junho 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9

19
20

21
22
23
24
25
26
27

28
29
30


arquivos
mais sobre mim
pesquisar
 
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

blogs SAPO